A importância da reciclagem na sociedade moderna

No dia a dia, milhares de objetos e substâncias são descartados sem que para isso seja analisado o destino a que serão enviados, o que faz que o meio ambiente seja gradativamente destruído.

É por isso que as atitudes sustentáveis são cada vez mais promovidas e empregadas na sociedade. Entre as atitudes sustentáveis de maior emergência estão: Redução nos gastos de água, redução da emissão de poluentes, economia de energia elétrica e reciclagem de lixo.

A reciclagem de lixo é uma das atitudes que mais poupa o meio ambiente de estragos graduais. Reciclar denota transformar algo utilizado em um novo material, pronto para o consumo. Segundo informações, 99% do lixo produzido no mundo são passíveis de reciclagem, e além de diminuir os impactos na natureza, reciclar o lixo possibilita uma considerável redução de custos para todos e ainda maior geração de empregos.

Contudo, muitas pessoas ainda têm certa dificuldade em reciclar o lixo de uma forma prática e eficiente. O ideal é separar os materiais em sacos plásticos distintos, e então reservá-los até o momento da coleta, por exemplo: um saco para lixo seco; outro para lixo orgânico e ainda outro para materiais perigosos, como baterias. Abaixo informações relevantes sobre alguns tipos de lixo:

  • Óleo de frituras: Mesmo que não haja interesse em reciclar, o óleo de fritura jamais deve ser descartado na pia da cozinha, ou qualquer outro lugar, pois é altamente poluente. O óleo pode ser utilizado em empreendimentos sustentáveis como a produção de sabão ou combustíveis de veículos, e o ideal é reservá-lo em um recipiente de plástico, como garrafas de refrigerante, até o momento de entregá-lo à coleta seletiva;
  • Lâmpadas: Somente as fluorescentes devem ser recicladas, já que, segundo pesquisas, as incandescentes não são prejudiciais ao meio ambiente. As lâmpadas fluorescentes devem ser separadas e entregues à coleta, já as incandescentes podem ser descartadas em lixo comum;
  • Cacos de vidro: Devem ser enrolados e jornais e enviados à coleta, de onde serão enviados a vidraçarias, e não a fábricas que utilizam vidros reciclados;
  • Baterias: É aconselhável separar para reciclagem apenas as baterias de filmadoras, celulares e telefones sem fio, já que as demais não são consideradas prejudiciais à natureza.

Fonte: Atitudes Sustentáveis | www.atitudessustentaveis.com.br
Postado por: Solixx Soluções Ambientais | www.solixx.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *