Aplicativos ajudam a reduzir o impacto ambiental

Se existem aplicativos para praticamente tudo, desta vez a gente resolveu dar um incentivo à sustentabilidade. Separamos uma lista com apps bem interessantes que prometem deixar seu dia a dia mais saudável, mais verde e, consequentemente, com um impacto ambiental muito menor.

Se você gosta de desafios e quer colaborar com o planeta, este aplicativo é bem legal. “Sai desse banho” é um jogo contra si mesmo para economizar, claro, no tempo de banho. Entre as opções, o tempo pode cair para quatro, oito ou – para os mais demorados – doze minutos de chuveiro. Quem ultrapassa a meta, é punido com uma música estridente e pra lá de irritante… O som é tão chato que, mesmo se ainda não estiver terminado, você vai desligar o chuveiro e sair correndo para parar o aplicativo. No final, o app mostra quantos litros de água foram economizados a cada banho rápido.

Este app para Androids calcula seu rastro de carbono deixado no meio ambiente. O uso é bem simples, basta digitar o quanto você pretenda gastar por mês com luz, gás natural e óleo. Com base nas informações fornecidas, o aplicativo fornecer a sua própria “pegada de carbono”. O app também verifica o uso de certos produtos eletrônicos que poderiam ser uma grande parte da sua pegada de carbono. Basta informar quanto tempo alguns aparelhos ficam ligados na sua casa; por exemplo, quanto tempo você assiste TV, deixa as luzes acesas ou, até mesmo usa o computador.

Estes dois aplicativos: o “Green Tips”, para iOS, e o “Go Green”, para Androids, trazem uma série de dicas bem interessantes sobre como agir de forma mais sustentável em diferentes situações do cotidiano. As dicas são propostas pela Agencia Europeia de Meio Ambiente. São sugestões sobre transporte, consumo de água, desperdício, consumo de energia, poluição e muito mais. Confira e quando achar algo interessante, aproveite para compartilhar com os amigos nas redes sociais.

O “Manual de Etiqueta Sustentável” também traz dicas para mudar alguns hábitos e reduzir os impactos ambientais que cometemos todos os dias. O aplicativo reúne 50 práticas, divididas por temas: uso da água, energia elétrica, cidadania, reciclagem e consumo, classificadas pelo nível de esforço e pela dimensão do impacto no cotidiano. O usuário também pode medir sua performance “eco-friendly” através de uma árvore que cresce a cada ação verde.

Para fechar nossa lista e incentivar quem realmente vai tomar conta do nosso Planeta no futuro, separamos um joguinho online para ensinar sustentabilidade às crianças de uma forma fácil e divertida. No Cidade Verde, a criança se torna o prefeito de uma cidade e deve construí-la respeitando o meio ambiente. Para isso, é preciso que a criança se preocupe com as necessidades dos moradores e do planeta, como coleta seletiva, reciclagem, trânsito e muito mais.

É fácil perceber que tecnologia e sustentabilidade caminham de mãos dadas; com atitudes simples como, simplesmente baixar um aplicativo ou incentivar uma criança, você pode fazer sua parte e ajudar a fazer um mundo melhor. Que tal? Acesse olhardigital.com.br e confira os links para baixar todos esses apps sustentáveis. Aproveite!

Links da matéria:

Google Play: Carbon Footprint CalculatorGoogle Play: Go GreenGoogle Play: Green tipsBrightNestDiscovery Kids: Cidade verdeiTunes: PollutioniTunes: Manual de etiqueta – Planeta sustentáveliTunes: Sai desse banhoCarbon Footprint Calculator

Fonte: Olhar Digital | www.olhardigital.uol.com.br

Postado por: Solixx | www.solixx.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *