Construções com container

foto

Essa novidade chegou com força total para quebrar muitos paradigmas no setor da construção civil, famoso pelo seu conservadorismo. A construção com container, que, como o nome já diz, é a casa ou escritório, ou hotel, ou bar, ou hospital (o que você deseja?) feitos com containers, aquelas caixas enormes de metal que transportam mercadorias e materiais em geral, muito utilizados por navios de carga, por isso muito comuns em portos.

Se você ainda não viu um exemplar desta nova técnica, não se preocupe. Logo logo o container será parte da paisagem da sua cidade, pois ele reúne características muito solicitadas atualmente nas edificações, especialmente a sustentabilidade aliada ao conforto e economia de custos e de tempo em seu sistema construtivo.

As vantagens de se construir usando container são muitas: baixo custo (em média 30% mais barato do que a construção tradicional); tem vida útil longa; grande flexibilidade construtiva permitida por suas características modular e geométrica; o material é leve e ao mesmo tempo resistente; o prazo de construção é curto; usa-se pouca mão-de-obra nas etapas construtivas e preza pelo respeito ao meio ambiente, pois é reutilizado na construção ao invés de ser descartado após anos de uso como transportador de mercadoria em navios.

Devido a tantas vantagens, o mercado imobiliário já ver os containers com novos olhos, e a utilização desta técnica vem aumentado gradativamente, tanto que o preço do container usado praticamente dobrou e a procura cresce mais de 30% ao ano.

Mas nem tudo são flores no processo. Para começar, o container é feito de aço, o que significa que é um ótimo condutor de calor e péssimo isolante acústico. Por isso é necessário o uso de revestimentos isolantes para o conforto do usuário. Outra desvantagem: durante a etapa de construção, é necessário que o terreno seja espaçoso o suficiente para abrigar os containers que chegam e para as manobras dos guindastes no transporte e armazenamento. Mão-de-obra especializada também é exigida, tanto para operar os guindastes quanto no corte do metal para portas e janelas. E como se trata de um tipo novo de construção, carece de legislação quanto ao zoneamento, por isso pode ser que a prefeitura e os vizinhos mostrem resistência ao projeto. E mais, dependendo do que o container transportava no passado, pode haver vestígios contaminantes. E a ferrugem também pode estar presente, pois o container usado não deixa de ser sucata. Por isso é preciso tratamento adequado antes da aplicação na construção.

Como as vantagens de se utilizar container na construção civil superam as desvantagens, vale a pena pensar a respeito do tema e, quem sabe, aderir a esta tendência que começou nos Estados Unidos e está em alta na Europa. As empresas que trabalham com vendas de containers para este fim não param de crescer, da mesma forma que escritórios de arquitetura especializados neste tipo de projeto. Pode parecer inovador demais, porém, garanto que seu imóvel vai ser comentado e copiado por muita gente!

Fonte: Universo Jatobá | www.universojatoba.com.br
Postado por: Solixx – Soluções Ambientais | www.solixx.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *