Embalagens metalizadas são 100% recicláveis

Via Setor Reciclagem | www.setorreciclagem.com.br

embalagens-metalizadas-sao-100-por-cento-reciclaveis-2

São recicláveis? Sim! São recicladas? Nem sempre…

De acordo com informação do Cetea-Ital, as embalagens metalizadas, assim como as transparentes do produto devem levar o símbolo de reciclável e ser coletadas juntamente com os plásticos. O índice de reciclagem dos filmes metalizados é baixo por falta de informação.

As embalagens plásticas metalizadas, de biscoitos, salgadinhos e outros produtos, são 100% recicláveis. Laudo do Centro de Tecnologia de Embalagem e Instituto de Tecnologia de Embalagens para Alimentos (Cetea-Ital) mostra que, uma vez que a espessura da camada de alumínio presente na embalagem de BOPP metalizado é cerca de 1000 vezes menor que a espessura do filme de BOPP, não há problemas em sua reciclabilidade. Assim, as embalagens metalizadas, assim como as transparentes do produto devem levar o símbolo de reciclável e ser coletadas juntamente com os plásticos.

embalagens-metalizadas-sao-100-por-cento-reciclaveis-3

O Cetea-Ital avaliou os dados da reciclagem mecânica dos plásticos no Brasil e atestou que os filmes metalizados não são mais reciclados por falta de informação. “No processo pós-industrial, quando há rebarbas e sobras de filmes que ainda não foram para o mercado, a reciclagem é maior. Porém, no pós-consumo, ainda falta a coleta seletiva do produto, o que faz com que ele quase não seja reciclado atualmente”, afirma a gerente de Embalagens Plásticas e Meio Ambiente do Cetea-Ital, Eloisa Garcia.

Na prática, infelizmente, as embalagens ainda tem uma tremenda dificuldade de parar no lugar certo. Pergunte para alguma cooperativa de catadores e provavelmente vão dizer que não coletam. Seja porque não tem valor comercial, porque não conseguem recolher em quantidade suficiente, seja porque não há interesse geral. Como você pode conferir na matéria – Volume: o segredo da reciclagem – a recuperação das embalagens metalizadas não vai ocorrer sem uma oferta generosa do resíduo para quem recolher, vender ou reciclar.
Agora você já sabe. Faça sua parte.

Postado por: Solixx Soluções Ambientais | www.solixx.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *