Ônibus elétrico movido a baterias já circula em SP

O primeiro ônibus elétrico movido totalmente a baterias já está em operação em São Paulo. O veículo pode rodar até 200 km sem precisar de uma recarga. O E-Bus vai realizar o transporte de passageiros das 10h às 16h no Corredor ABD, que é administrado pela concessionária Metra, no trecho entre Diadema e Brooklin.

Uma das vantagens sustentáveis do E-Bus é que ele não emite gases poluentes e não precisa estar conectado com cabos elétricos, o que acontece com os trólebus. Esse ônibus foi desenvolvido por uma empresa brasileira chamada Eletra em conjunto com as companhias japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation. O veículo começou a ser testado em São Paulo em novembro de 2013.

O ônibus é articulado, tem capacidade para 150 passageiros, possui 18 metros de comprimento e também conta com ar-condicionado. Ele é o primeiro ônibus elétrico com esse tamanho no mundo. Para recarregar as 14 baterias existentes no teto do veículo são necessárias 3 horas, mas há um sistema de recarga rápida de 5 minutos e com isso o E-Bus consegue rodar mais 11 km. A empresa Metra possui um posto de recarga longa em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, e a recarga rápida pode ser realizada no Terminal de Diadema.

O E-Bus foi produzido com chassi da Mercedes-Benz. O chassi, a carroceria e o sistema elétrico de tração desse ônibus são fabricados aqui mesmo no Brasil e são parecidos com os trólebus que também são desenvolvidos pela Eletra.

O Universo Jatobá está na expectativa que esse ônibus elétrico que começou a circular em São Paulo seja o primeiro de muitos e que daqui a alguns anos quase toda a frota do transporte público da cidade seja composta por ônibus sustentáveis. E que esse exemplo seja levado para outras cidades do Brasil, como já acontece em Salvador, Curitiba e Brasília.

Fonte: Universo Jatobá | www.universojatoba.com.br
Postado por: Solixx – Soluções Ambientais | www.solixx.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *