Posto seguro! Como projetar um posto de gasolina seguro para motoristas, pedestres e funcionários

Via Imatec Visual

solixx

Nós já explicamos aqui no blog sobre a influência que a identidade visual pode ter em um negócio, principalmente, em postos de combustível. E, além dela, existe outro ponto importante que deve ser observado nesse tipo de empreendimento: a segurança. O espaço de um posto de gasolina envolve motoristas, pedestres e bombas de líquidos inflamáveis; e apenas com esses três elementos já podemos entender porque a segurança em nesses locais é tão importante.

Ponto

Para os postos de gasolina que vão atender majoritariamente a carros de passeio, o espaço para o empreendimento deve ter no mínimo 1000 metros quadrados. Já nos postos que vão atender a veículos de grande porte, como caminhões e carretas, o espaço deve ser de pelo menos 5000 metros quadrados e claro, se situar em uma estrada ou rodovia. Além disso, também é necessário verificar junto à prefeitura ou ao Governo Estadual (no caso de postos em estradas) se há permissão para instalar o posto em determinado ponto – existem alguns municípios que limitam a distância entre um posto e outro e também é necessário verificar a existência de escolas, hospitais, igrejas e nascentes d’água próximos ao local.

Documentação específica

O processo de abertura de um posto de gasolina exige ainda alguns documentos que são específicos do segmento. Além da documentação obrigatória para o registro de qualquer empresa, no caso dos postos de combustível é necessária a obtenção de uma licença ambiental, já que os danos causados por vazamentos de combustíveis são muito sérios para a natureza e mesmo para o ambiente urbano. Vale ressaltar que a fiscalização quanto a essa licença é bastante atuante e, para adquiri-la é preciso seguir todas as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) eda Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Projeto arquitetônico

Esse é um dos pontos mais importantes na construção ou reforma de um posto de gasolina; é ele que vai de fato fazer com que o local seja um local livre de acidentes. É indispensável ser assessorado por uma empresa da área para a realização do projeto, que deve oferecer, além de segurança, um design bonito e atrativo.
É interessante trabalhar com uma empresa que seja voltada especificamente para postos de combustível porque muitas vezes o proprietário do posto tem uma ideia de construção, passa essa ideia passa ao profissional que esta elaborando o projeto, mas o mesmo não consegue concluir um projeto seguro, pois desconhece como é o dia a dia de um posto, quais as dificuldades enfrentadas, qual a melhor posição para as bombas, onde devem estar as descargas de abastecimento, qual é o melhor tipo de entrada e de saída para evitar engarrafamentos dentro do posto, onde devem ser os pontos de trabalho dos frentistas para que eles atendam aos motoristas mais rapidamente, etc. Você já esteve em algum posto em que o frentista gasta muito tempo para trazer o troco ou a máquina de cartões? Essa é apenas uma das consequência de um projeto arquitetônico mal feito de posto de gasolina.

Detalhes técnicos

Observar alguns detalhes técnicos pode fazer com que seu custo e seu prazo sejam menores e a segurança seja maior na construção ou reforma de um posto de gasolina.
Deve-se evitar cortes e aterros em terrenos, evitar terrenos com muitas pedras ou com muita água. Além disso, o local de abastecimento do posto também é muito importante pois quanto mais distante o tanque for das bombas, maior será o gasto com redes de distribuição.
Os projetos necessários para definir esses detalhes técnicos:
1. Levantamento planialtimétrico.
2. Projeto de arquitetura.
3. Projetos de execução.
4. Projetos de estrutura e cálculo estrutural.
5. Projetos de estrutura em concreto armado e cálculo.
6. Projetos de hidráulica , esgoto e redes de escoamento.
7. Projetos de elétrica.
8. Projetos de rede hidráulicas de distribuição até as bombas.
Importante lembrar que todos os projetos devem se enquadrar nas normas da ABNT e que os gastos para a construção completa entre R$650 mil e R$1 milhão.

Fonte: Imatec Visual | www.imatecvisual.com.br
Postado por: Solixx Soluções Ambientais | www.solixx.com.br

One thought on “Posto seguro! Como projetar um posto de gasolina seguro para motoristas, pedestres e funcionários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>