Revestimento térmico com tecnologia sustentável resfria ambientes e ameniza calor

Com a seca e o calor dominando a região Sudeste, várias opções surgem nesse momento para amenizar o clima e reduzir a temperatura nos ambientes internos. Os condicionadores de ar e ventiladores representam a solução mais óbvia. Essa escolha, no entanto, agrava o consumo de energia produzido por hidrelétricas ou usinas térmicas.

Uma das soluções mais interessantes e sustentáveis é o TelhaFria, revestimento térmico para telhados criado por uma indústria paulista, a Mactra Tintas e Impermeabilizantes.

Como o Telhafria funciona

Por conta de sua cor branca, o produto reflete até 90% dos raios solares proporcionando uma melhora na temperatura ambiente. Além desse benefício, o TelhaFria, diferente de outros materiais refletivos, apresenta em sua composição uma combinação de microesferas que auxiliam na retirada de parte do calor do local tratado.

Ou seja, o produto impede a entrada da maior parte do calor externo e contribui ainda para expulsar do ambiente parte do calor interno, por meio das microesferas cerâmicas.

Desse modo, o tratamento com o produto TelhaFria pode reduzir a temperatura interna entre 3 e 14 graus Celsius, dependendo das condições do ambiente.

Vicente Parisotto Jr., gerente técnico da Mactra, explica as razões da boa aceitação do produto no mercado. “O TelhaFria reduz a temperatura interna sem precisar de energia adicional e sem gerar consequências negativas para o meio ambiente”, afirma. “O produto é ecológico, contribui para o combate ao aquecimento global, gera economia de energia e proporciona conforto térmico para o ambiente”.
O produto é aplicado sobre o telhado como se fosse pintura.

Atestado pelo IPT

O TelhaFria atende os parâmetros de certificação do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), órgão responsável pela certificação de construções sustentáveis.

Laudo emitido pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) aponta que o TelhaFria alcança o nível 88 no Índice de Refletância Solar (SRI), superior ao exigido para as construções sustentáveis, o que é um excelente resultado para o ambiente tratado com o TelhaFria. O SRI exigido pelo LEED deve ser maior que 78.

MACTRA – PERFIL

Com um novo parque fabril de 5 mil m², o mais moderno desse segmento, instalado em área de 24 mil m², próxima ao km 98 da rodovia D. Pedro I, a 100 km de São Paulo, a MACTRA Impermeabilizantes (www.mactra.com.br) é conhecida no mercado por desenvolver produtos exclusivos e inovadores. O DNA de inovação está na origem da empresa, fundada pelo empresário Luiz Vasconcellos, com larga experiência na área por sua atuação em algumas das principais empresas de impermeabilização do mercado.

Em parceria com algumas das principais empresas fornecedoras de matérias-primas atuantes no Brasil e no mundo, a Mactra desenvolveu e lançou produtos inéditos como o, VedBem Trinca o TelhaFria, entre outros. A empresa produz soluções para impermeabilização, aditivos para argamassas, selantes, adesivos, com uma linha de cerca de 30 produtos.

Comprometida com a sustentabilidade e o meio ambiente, a empresa desde 2002 substituiu todos os produtos à base de solventes químicos por produtos à base de água. Outra característica da Mactra é o seu compromisso com a prestação de informações claras e objetivas ao consumidor, que se expressa nas embalagens e em diversos serviços de atendimento à rede de distribuição e ao consumidor final. A empresa oferece cursos e atendimento para orientar na indicação do produto certo para cada situação e sua correta aplicação.

Fonte: R7
Postado por: Solixx | www.solixx.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>