Robô motiva pessoas a manterem rotina saudável

O sistema pode ser usado para criar diferentes hábitos.

O sistema pode ser usado para criar diferentes hábitos.

O cérebro humano precisa ser constantemente motivado. Para que novos hábitos sejam criados e praticados, esse incentivo é ainda mais importante. Essas informações levaram Kayla Matheus, uma engenheira e designer norte-americana, a criar um robô especializado em motivar pessoas.

Apelidado de MOTI, o sistema é programado pelo usuário para lembrá-lo de tarefas ou afazeres que ainda não fazem parte da rotina. O pequeno equipamento interage com as pessoas, incentivando-as a colocarem seus objetivos em prática. Além dos lembretes, ele também registra a evolução e recompensa o usuário quando os alvos são alcançados.

Apesar de os gadgets tradicionais, principalmente os celulares, já oferecerem funções semelhantes, os criadores garantem que o MOTI é diferente pela dificuldade em sabotá-lo. Isso não significa que seja impossível enganar o equipamento, mas sendo usado apenas para esta finalidade, as pessoas criam uma conexão diferenciada com ele e seus lembretes. Não se trata apenas de números e sim de uma relação entre os seres humanos e o robô.


Foto: Divulgação

O funcionamento do MOTI é muito simples. O pequeno aparelho colorido deve ser colocado em um lugar de fácil visualização. Suas cores fortes já prendem a atenção naturalmente. Mas, conforme a programação personalizada, ele envia um aviso em forma de luzes para mostrar ao usuário que está na hora de colocar o compromisso em prática. Após cumprir a missão, o usuário aciona um sensor e o desempenho é armazenado no histórico, ao mesmo tempo em que o equipamento sinaliza um sinal de aprovação e parabenização.


Foto: Divulgação

O sistema pode ser usado para criar diferentes hábitos. O simples fato de comer em períodos pré-estabelecidos, beber mais água, ir dormir no horário certo ou criar uma rotina para a prática esportiva são alguns dos exemplos de tarefas que podem ser controladas e incentivadas através desta tecnologia.

O primeiro lote do produto já está esgotado, mas o fabricante disponibilizar uma lista de espera pelo segundo lote no site. Cada MOTI custa, em média, US$ 65, aproximadamente, R$ 200.

Redação CicloVivo

Postado por: Solixx – Soluções Ambientais | www.solixx.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *